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A "lei do pecado" é uma referência a Torá?

 Por: Cleiton  Gomes 


Vamos direto ao ponto. Façamos a leitura do texto, o qual é usado para tentar desqualificar o ensino da Torá:


"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8: 2, Almeida Corrigida  Fiel, 2007). 


Explicando. No entendimento de Paulo  a "lei do pecado" não é a Torá e sim a inclinação da carne para o mal, tanto que ele chamou a vontade de seus membros de "outra lei", a "lei do pecado", que impulsiona os membros de seu corpo a fazer aquilo que é errado aos olhos de D'us (Rom. 8: 5-8), confira:


"Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros

(…) 

Dou graças a D'us por Yeshua o Messias, nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de D'us, mas com a carne à lei do pecado." (Romanos 7: 23,25). 


Consoante se extrai da Escritura, o ETERNO é Espírito (João 4: 24) e a Torá foi escrita pelo próprio 'dedo' do ETERNO (Êx. 31: 18; 32: 16). Por tal motivo, ela é a doutrina espiritual do ETERNO (Rom. 7: 14; Êx. 24:12), a qual é ministrada no coração através da iluminação do Espírito (Ezequiel 36: 26-27), de modo a tornar libertos do cativeiro espiritual a pessoa, que agora se tornou salva. Afinal, quem pratica os mandamentos da Torá anda em liberdade, porque ela é a verdade que liberta (Salmos 119: 44-45, 142,151). 


Quem se torna liberto através da obediência que aprendeu por Yeshua jamais se deixará ficar preso pela inclinação da carne ("lei do pecado"), por isso foi escrito:


"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Yeshua, o Messias, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8: 1). 


Vimos anteriormente que o Espírito inclina o coração do ser humano a viver segundo a Torá (Ezequiel 36:26-27), assim, não resta espaço para afirmar que o Espírito distancia as pessoas da obediência aos mandamentos. Esta mesma lição foi ensinada por João, ensinando que os transgressores da Torá não são amigos de Yeshua, filhos de D'us, iluminados pelo Espírito; Ao contrário, são filhos da mentira, e sabemos quem é o pai da mentira (I João 2: 3-6; 3:4-10; João 8: 44). Vejamos as palavras do apóstolo, com breves esclarecimentos entre colchetes:


"Qualquer que pratica o pecado, também viola a lei; porque o pecado é a desobediência à lei. E bem sabeis que ele [Yeshua] se manifestou para tirar os nossos pecados [para nos libertar da inclinação para a desobediência]; e nele não há pecado [Yeshua nunca transgrediu os mandamentos da Torá]. 


Qualquer que permanece nele [em Yeshua] não pratica o pecado [não viola de forma intencional os mandamentos da Torá]; qualquer que permanece em pecado não o viu nem o conheceu [aquele que viola os mandamentos de forma intencional, demonstra não ter um verdadeiro relacionamento com Yeshua]. 


Filhinhos, ninguém vos engane (...) Quem pratica o pecado é do diabo [quem viola os mandamentos da Torá intencionalmente é filho do Diabo]; porque o diabo peca desde o princípio [Yeshua disse que o Diabo nunca se firmou na verdade, e a verdade é a Torá – Salmos 119: 142, 151. Disto resulta que o Diabo nunca quis obedecer aos mandamentos da Torá]. 


Para isto o Filho de Elohim se manifestou: para desfazer as obras do diabo [assim como no princípio, o Diabo vem tentando colocar o ser humano contra o Criador, fazendo-Os violar os mandamentos do Criador. Yeshua veio combater essa ideia dele]. 


Qualquer que é nascido de D'us não permanece em pecado [aquele que nasceu do Espírito não vive mais violando os mandamentos da Torá de forma habitual e voluntária]; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de D'us [quem nasceu do Espírito estará sempre inclinado a viver em obediência aos mandamentos]. Nisto são manifestos os filhos de Elohim, e os filhos do diabo…." (1ª João 3: 4-10)


Já que o pecado é a desobediência aos mandamentos da Torá e a santidade é o oposto do pecado, significa que a santidade é a obediência aos mandamentos da Torá.  Por isso, consoante se extrai da Escritura, o ETERNO convida as pessoas a praticarem os seus mandamentos e arremata dizendo "sejam santos". Isso significa que a santidade é a obediência aos mandamentos dEle. E quem não se esforçar para viver em santidade jamais viverá para sempre na presença dele, no mundo vindouro:


"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14)




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