História de Simão, o Cireneu




Por: Cleiton Gomes 


Simão era o morador de uma província chamada Cirene, daí se entende o porque ele é chamado de cireneu (Mateus 27: 32; Marcos 15: 21; Lucas 23: 26). Provavelmente ele era um judeu da Diáspora ("judeus dispersos"), ou talvez um prosélito ("um gentio convertido a religião judaica"), pois de acordo com o historiador Flávio Josefo, aquele lugar era bastante ocupado por judeus dispersos, bem como houveram pessoas que aceitaram as suas leis:


“.. Havia na cidade de Cirene burgueses trabalhadores, estrangeiros [gentios] e judeus. Estes se acham disseminados por todas as cidades, e seria difícil encontrar um lugar em toda a terra que não os tenha recebido ou onde eles não se tenham pacificamente estabelecido. O Egito e Cirene, quando estavam submetidos a um mesmo soberano, e várias outras nações tanto apreciaram os judeus que abraçaram os seus costumes. E, tendo sido criados e educados com eles, observaram as mesmas leis...” (História dos Hebreus: Antiguidades Judaicas, Livro Décimo Quarto, Capítulo 12; Ed. CPAD, 8ª edição - 2004).


Acredita-se que Simão estava em Jerusalém para celebrar a festa de Pêssach e Matsot ("Páscoa e pães ázimos"), uma festa que envolvia a peregrinação dos judeus para a cidade de Jerusalém. Ora, alguns moradores de Cirene (Judeus e também os prosélitos), iam para Jerusalém todos os anos para celebrar estas festas. Durante a pregação do apóstolo Pedro e os outros discípulos de Yeshua, a Escritura registra que havia Cireneus naquela multidão (Atos 2: 10). Conta a Escritura que Simão era pai de Alexandre e de Rufo (Marcos 15: 21), isso indica que ele era uma pessoa bastante conhecida e querida. 


Sabemos que a crucificação de Yeshua ocorreu antes do Sêder de Pêssach ("O jantar") começar, antes mesmo da festa de Matsot ("pães ázimos"), vide o texto de João 11:56, e já que durante essas festas não é permitido comer alimentos levedados ("que passam por um processo de fermentação"), significa que os judeus faziam a colheita do trigo fresquinho para fazer os alimentos à base de trigo. Isso poderia explicar o porque a Escritura conta que Simão estava vindo do campo quando os soldados romanos o obrigaram a ajudar Yeshua carregar a cruz:


"E constrangeram um certo Simão… que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz." (Marcos 15:21, e também: Lucas 23: 26). 


Podemos especular que Simão não conhecia a história de Yeshua, pelo menos não tanto assim. Ele poderia ter ouvido boatos sobre a sua pessoa. Imagina-se que ele ficou com bastante raiva ao ter que levar a cruz de uma pessoa "desconhecida" e toda ensanguentada, mas ao passo que ele caminhava atrás do Mestre, sentia uma presença divina perto de si, pois via a forma como ele falava com as pessoas mesmo estando naquela condição. Qualquer outra pessoa estaria cheia de ódio, fúria e rancor em seu coração, e qualquer palavra seria salgada a ponto de magoar as outras pessoas. No entanto, Yeshua estava sempre calmo e respondia as pessoas com palavras de ânimo. 


Alguns tentam sugerir que existe uma contradição neste episódio da caminhada até o calvário, apontando que a Escritura diz que foi Yeshua que carregou a cruz até o calvário (João 19: 17) e noutros lugares diz que foi Simão (Mateus 27: 32; Marcos 15: 21; Lucas 23: 26). No entanto, essa teoria é sem fundamento algum, pois ao ler o texto de João atenciosamente, veremos que ele não diz que Yeshua levou a cruz até o calvário sozinho, apenas diz que ele saiu com a cruz em direção àquele lugar de crucificação. Ele simplesmente não entra em mais detalhes, mas se quisesse, poderia ter falado que Yeshua levou a cruz até uma parte da viagem, e não dando mais conta de carregar a cruz por causa que seu corpo estava todo flagelado das chibatadas que recebera, os romanos obrigaram um homem a carregar a cruz pelo restante da viagem. Os livros bíblicos simplesmente se completam. 


Bom, isso é tudo que sabemos falar sobre Simão, o Cireneu, já que a Escritura não dá mais detalhes sobre a sua vida, detalhes de quando nasceu ou quando morreu. Mas podemos entender que, mesmo naquela circunstância assombrosa, ele teve a oportunidade de caminhar junto do maior soberano do Universo, que desceu à terra e se fez carne, para derramar o seu sangue remidor em resgate de muitos. 


Seja iluminado!!! 

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários