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Gálatas 3:19 explicado

 Por: Cleiton Gomes


Extraído da obra: Ainda Há Esperança - O Chamado para Retornar, 2020, páginas 261 a 266. Obs: O texto em questão foi revisado e ampliado. 



Façamos a leitura do texto bíblico a ser analisado:


"Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um mediador." (Gálatas 3:19)


Inúmeras pessoas já leram as cartas de Paulo e não entenderam muita coisa por causa da erudição de suas palavras, e também por desconsiderar que Paulo era um judeu conhecedor de ampla tradição oral de herdada de seus antepassados. Um erro grotesco de interpretação, por exemplo, será citado logo abaixo:


"Com certeza Saulo-Paulo mentiu ao assegurar que estudou a religião judaica “aos pés de Gamaliel”, o doutor supremo, tal como ele pretende (ou como afirma) em Atos 22: 3

(...)

muito mais assombroso ainda é quando vemos que Paulo assegura que a lei do Sinai não foi dada a Moisés pelo Eterno, mas por um ou vários anjos […] Contradizendo o que o Antigo Testamento afirma, Paulo diz que foram anjos e não Deus quem deu as leis a Moisés…" (JL, Paulo Falso Apóstolo Mentiroso, página 21 e 22).


O autor da obra citada busca meios para dizer que Paulo era um mentiroso, alguém que sofria de uma doença mental. Por exemplo, no texto apresentado é dito que Paulo mentiu ao dizer que estudou aos pés de Gamaliel, pois se ele fosse mesmo erudito não teria cometido o erro de afirmar que a Torá foi entregue por um ou mais anjos. De fato, nenhuma criança cometeria um erro tão infantil após ter estudado anos a fio sobre o assunto, não é? Pois se Paulo estudou a Torá muitos anos certamente saberia que quem entregou a Torá foi o ETERNO, não é? 


Vamos esclarecer esse assunto de uma vez por todas. A interpretação do apóstolo Paulo não está errada, pois, as palavras que ele está ensinando possui respaldo na tradição judaica antiga. Por exemplo, o Midrash conta que o ETERNO levou Moisés até os céus para que ele pudesse aprender as aplicações dos mandamentos da Torá, e ele teria sido levado para lá em uma nuvem. E durante a subida dele, os anjos buscam meios para impedi-lo de prosseguir, e fizeram isso porque ainda não sabiam que o ETERNO queria que ele fosse até a sua presença. Mas antes que os anjos tivessem a oportunidade de fazer algo contra Moisés o ETERNO os impede, e lhes explica que era a vontade dele que Moisés fosse até lá. Após isso, os anjos questionam:

 

"Pois assim que os anjos se tornaram cientes de Moisés no céu, eles disseram a Elohim: "O que quer aqui esse que nasce de mulher? E a resposta de Elohim foi a seguinte: "Ele veio para receber a Torá."

(...) 

Moisés agora ficou quarenta dias no céu para aprender a Torá de Elohim. Mas quando ele começou a descer e viu os exércitos dos anjos do terror, anjos dos tremores, anjos dos abalos e anjos do horror, então, em razão de seu medo, esqueceu-se de tudo o que tinha aprendido. Por esta razão, Elohim chamou o anjo Yefefiyah, o príncipe da Torá, que entregou a Torá a Moisés…". (Rabino Louis Ginzberg. Legends of the Jews, Vol. 1, Jewish Publication Society, 2003, página 614 e 615). 


O texto ensina que Moisés subiu aos céus para aprender os segredos da Torá. Os anjos lhes ensinaram sobre o segredo da criação do mundo e outras coisas, mas quando ele estava descendo dos céus acabou esquecendo de tudo. Foi então que o anjo Yefefiyah entrou em ação, para que pudesse colocar os segredos da Torá no entendimento de Moisés. Esse entendimento também se extrai do que nos diz o Livro dos Jubileus, veja:


"E ele disse ao anjo da presença: "Escreva para Moisés do início da criação até a construção de meu santuário entre eles por toda a eternidade." (Livro dos Jubileus 1: 27)


Lemos que o Anjo da presença foi o responsável por ensinar os segredos da Torá para Moisés, segredos do passado e também do futuro. Segredos de como o santuário do ETERNO estaria junto da humanidade eternamente. Este santuário se encaixa com a descrição da Nova Jerusalém que vai descer do céu. Importa registrar que o entendimento de Moisés ter subido aos céus, também foi escrito no livro do autor aos hebreus, confira:


"Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais, pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo. Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos" (Hebreus 12:18-22). 


E mais: o professor Howard Schwartz ensina que o anjo da presença também é chamado de "Metatron" (Bibliografia indicada: Tree of Souls: The Mythology of Judaism, Oxford, University Press, 2004, página 270). Essa informação é importante, pois, o Zohar (o livro do esplendor) ensina o seguinte:


"Metatron é o mediador de tudo que vai do céu para a terra, e de tudo que vai da terra para o céu". (Zohar, volume II, Shemot, página 51, Amsterdam Edition).


Vamos encaixar todas essas informações. O anjo Yefefiyah também é chamado de "Anjo da Presença". O Anjo da Presença também é chamado de "Metatron". Este último também é considerado como sendo o Mediador entre Elohim e os homens. Isso soa familiar pra você, leitor?  É isso mesmo que você está pensando, o apóstolo Paulo ensinou que o Mediador entre Elohim e os homens é o próprio Messias, confira: "Porque há um só Elohim, e um só Mediador entre Elohim e os homens, o Mashiach Yeshua, homem" (1ª Timóteo 2:5, Novo Testamento Judaico). 


Já que a Torá foi ensinada a Moisés por meio de um mediador (Gálatas 3: 19), e como já sabemos que este mediador é o Messias, conclui-se que no Messias estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do entendimento. De fato, foi Paulo quem ensinou a respeito disso: "Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento." (Colossenses 2: 3). E mais, de acordo com o rabino ortodoxo Tsvi Nassi (1800 a 1877 D.C), este anjo não é um dos seres criados que podem pecar. Ele ensina que este anjo é uma das formas de como o ETERNO se manifesta entre os os homens, confira:


"Disto resulta que Elohim revela a Si próprio na incriada e auto existente Palavra, que também é chamada de Anjo da Aliança, que é Metatron, que é o Todo-Poderoso revelado em Si mesmo em Metatron, o Guarda de Israel". (apud The Great Mystery or How Can Three Be One?, Tzvi Nassi, 2010, página 68).


Podemos, então, resumir essa ideia na seguinte fórmula: Yefefiyah = Anjo da presença = Metatron = Mediador = Messias = Yeshua = O Todo-Poderoso. 


Diante dessas informações, temos a confiança de afirmar que o apóstolo Paulo não estava mentindo quando disse que o Messias ensinou a Torá diretamente para Moisés. Além disso, ele também estava ensinando que agora não era mais Moisés que estava ensinando a Torá no mundo, mas que o Messias é que estaria ensinando a Torá diretamente para o mundo inteiro. Mas existe a ideia de que o Messias iria vir para ensinar os segredos da Torá para o mundo? Confira o entendimento rabínico a respeito deste assunto:


"... a outorga da Torá foi um evento único; desde então, ela não está no céu, portanto quaisquer revelações subsequentes devem vir através de um ser humano, i.e., Mashiach. Como qualquer erudito, Mashiach tem o direito de revelar percepções da Torá adquiridas não profeticamente, mas por dedução. A grandeza do Mashiach, no entanto, estará em esclarecimento dos assuntos até então ocultos". (Os dias de Mashiach, Menachem M. Brod, p. 145 e 146). 


Veja mais um comentário:


"Um profeta do meio de ti.’ Na verdade, o Messias é o profeta tal como é dito no Midrash do versículo: ‘Eis que o meu servo prosperará’ (Isaías 52:13). (...) Moisés, pelos milagres que ele fez, trouxe uma única nação para a adoração de Deus, mas o Messias atrairá TODOS os povos para a adoração de Deus". (Rabino Levi Ben Gershon (RALBAG), séc XIV). 


Assim, aprendemos que o entendimento do apóstolo Paulo possui verniz totalmente judaico.  A ideia de o Messias ensinar a Torá para Moisés possui fundamento judaico. A ideia de o Messias preexistir antes da encarnação é um conceito judaico. Isso tudo significa que o Messias é o intérprete celestial da Torá, que detém todo o entendimento e sabedoria ocultos na Torá. Daí cai por terra a falsa afirmação dos céticos, no sentido de que Paulo era um leigo no assunto sobre a Torá, que teria errado ao dizer que Moisés recebeu a Torá pelas mãos de um Mediador.


Em suma, para finalizar esta lição, queremos resolver uma possível dúvida. Talvez alguém queira questionar o Midrash já que nele é dito que Moisés subiu aos céus para aprender a Torá. Isso porque o Messias e até mesmo o apóstolo Paulo ensinaram que ninguém subiu aos céus senão o que de lá desceu (João 3: 13; Efésios 4: 9-10). Não obstante, isso não é uma contradição se entendermos que a subida de Moisés aos céus não foi em corpo físico, mas sim em espírito. Se foi em espírito, então, não há contradição alguma com as palavras de Yeshua, já que ele estava falando de uma subida aos céus em corpo físico. Nenhum outro ser com corpo humano entrou nos céus a não ser Yeshua. 



Seja iluminado!!!





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